sábado, 14 de setembro de 2013

Comunicador é hostilizado em Janduís

Publico o relato que o radialista Ricardo Adriano, da Rádio Centenário AM de Caraúbas fez no Facebook sobre a falta de hospitalidade que recebeu em Janduís

Hospitalidade. Este é um termo que nem todo mundo sabe o que significa e nem tão pouco praticá-la. A Rádio Centenário AM de Caraúbas-RN, empresa a qual represento, está desenvolvendo uma atividade de visitar algumas cidades e comunidades da nossa região, para conversarmos com ouvintes, com figuras folclóricas das cidades, autoridades e o cidadão do dia a dia.

Um fato inusitado nos pegou de surpresa na manhã de hoje na cidade de Janduís-RN. Estávamos conversando com alguns membros do grupo Ciranduís, quando fomos abordados pela secretária de Obras, que atende pelo nome de Fátima, que conversou com a gente gentil e educadamente, solicitando-nos um espaço na Rádio Centenário, para explicar uma situação que gerou uma polêmica na cidade de Janduís, que até então não tínhamos conhecimento. Informamos assim que nós iríamos terminar a entrevista com o grupo e a procuraríamos para ceder este espaço, já que este era o nosso propósito, ouvir os ouvintes, o cidadão comum e autoridades, para conhecermos um pouco da cidade.

Não diferente de outras urbes, Janduis respira política(agem) que atrapalha o relacionamento e desenvolvimento da cidade. Quando fomos procurar na secretaria de obras a secretária, a mesma não se encontrava, e assim perguntamos normalmente do paradeiro da mesma há algumas pessoas como também se tinham o conhecimento de onde se encontrava a prefeita da cidade, Lígia. Tivemos um não como resposta e sentimos uma certa indiferença. Fomos até questionados neste momento, o que queríamos com ela e respondemos que estávamos procurando-a a pedido da mesma. Assim saímos um pouco para visitar a cidade e abordar alguns populares. Na oportunidade saquei de minha máquina fotográfica e registrei algumas imagens da praça, da igreja, da prefeitura, de alguns populares e fomos a procura da secretária ou da própria prefeita. Foi quando percebemos que nosso veículo estava sendo seguido por outro carro, pelas ruas da cidade. Quando paramos na frente da rádio da cidade, fomos abordados por uma senhora, que vinha com um motorista, que nos chamou e indagou: “Com autorização de quem, vocês estão filmando a cidade?” Confesso que fiquei surpreso e dei como resposta uma outra pergunta: “E desde quando necessito de autorização para registrar imagens da cidade de Janduís?” A mesma senhora me repetiu a pergunta. Foi então que compreendi o fato que já havia dito-nos alguns populares, que conversamos neste intervalo de tempo que estávamos procurando a secretária.

Explico: na avenida principal de entrada da cidade, existia inúmeras algarobas, que fora retirada pela prefeitura, para um trabalho de urbanização, onde será colocados palmeiras imperiais e algumas roseiras, mas esta retirada gerou uma certa crítica por parte de alguns populares e opositores. Fato comum em cidades pequenas, geradas pela politicagem. Este fato gerou a apatia da senhora que nos abordou, que mais tarde soubemos se tratar da mãe da secretária e da prefeita. Ela pensou que ali estávamos com o propósito de indagar, questionar a ação tomada pela prefeitura. Ledo engano.

Agora falarei como cidadão e defensor ecológico que sou. Sou contra toda e qualquer retirada de árvores e plantas que ajudam e embelezam as nossas ruas além de amenizar a alta temperatura que enfrentamos em nosso tórrido sertão.

Agora a respeito desta senhora, acredito que a mesma foi infeliz na sua falta de hospitalidade por pessoas que ali estavam, sem o seu conhecimento, para divulgar a cidade, conversar com ouvintes e autoridades, apenas com este propósito. Mas acreditamos que a prefeita desta cidade possa desenvolver um importante trabalho, voltado para o povo, lembrando sempre que a política se faz sempre somando e nunca subtraindo. Estamos as ordens para dialogar e entrevistar a senhora prefeita desta cidade, que aposto que pode fazer alguma diferença para este município.

Nenhum comentário: