sábado, 29 de junho de 2013

População faz manifestação pública em Janduís


Juventude, Sociedade civil e funcionários públicos de Janduís realizarão a primeira caminhada de manifestação e protesto contra o poder público na história do município, o ato será sábado, dia 29, e constará de uma caminhada pacífica pelas principais ruas da cidade, saindo ás 16hs de frente ao Módulo Esportivo. 

O coordenador do movimento “Acorda Janduís” o jovem e professor Adriano Oliveira, afirma que já comunicou ao Ministério Público a realização da caminhada, e solicitou parceria da Policia Militar no sentido de garantir a segurança das famílias que irão participar do momento, que será um ato histórico e de paz, solicitando ainda que todos os manifestantes compareçam vestindo branco, pois se trata de um movimento organizado por populares e diversas categorias, insatisfeitos com os serviços e gerenciamento público em nível de Estado, Município e Nação, sem nenhuma ligação partidária ou de lideranças políticas.

Vários segmentos se reuniram durante a semana para elaborar as pautas de reivindicações, documento que será entregue as autoridades, existe também a possibilidade da formação de um fórum de debate permanente, com o intuito de permanecer a cobrança e discussão das citadas reivindicações. 

SEGUE ABAIXO PAUTA COMPLETA DE REIVINDICAÇÕES. 

CULTURA · Cumprimento das leis de fomento e incentivo a cultura · Mais atuação da Fundação Municipal de Cultura · Pagamento dos editais e prêmios de cultura ganhos através da Fundação José Augusto · Respeito e valorização aos grupos e artistas culturais locais por parte da administração municipal 

SAÚDE · Mais médicos no hospital e posto de saúde · Reativação do posto de Saúde da Permissão · Contração de mais médicos e aquisição de equipamentos para a saúde de município · Maior atenção e investimento para os pacientes com Câncer · Liberação dos recursos bloqueados pelo Governo do Estado para ampliação do Hospital Maria Cristina Maia · Volta do beneficio de adicional de insalubridade no salário dos funcionários da saúde · Alimentação de qualidade no HMCM. · Volta do adicional noturno no salário dos funcionários da saúde 

 SEGURANÇA · Volta da Delegacia de Policia Civil no município · Maior efetivo da Polícia Militar no município · Melhora na infraestrutura dos nossos policiais militares 

 EDUCAÇÃO · Devolução do dinheiro tirado dos professores pela Prefeitura Municipal nos primeiros meses de gestão · Volta do salário família no salário dos funcionários da educação · Melhora na estrutura física das escolas · Elaboração de um plano de gestão para melhora do IDEB do município · Pagamento dos salários dos meses de novembro, dezembro e décimo terceiro salário de alguns funcionários da educação. · Por 10% do PIB para a educação · Por 100% dos Royalties do petróleo para a educação · Cumprimento do PISO e do plano de cargos e carreira dos funcionários da educação · Mais eficiência na execução dos projetos e programas da educação 

 UNIVERSITÁRIOS · Transporte direto para a cidade de Caraúbas · Mais respeito e atenção com o transporte universitário para Assú, Caraúbas e Patu. · Elaboração de projetos de incentivo e motivação para os universitários que residem em Janduís, assim como para os que residem fora do município. · Processos seletivos dignos para acesso aos projetos e programas da educação (Como MAIS EDUCAÇÃO, MAIS CULTURA NA ESCOLA, PETI, PROJOVEM, ETC). · Pela prioridade aos universitários na contratação dos programas do governo · Respeito aos acordos de compromisso firmado com alguns universitários para execução de projetos em 2013 (Como o MAIS EDUCAÇÃO). · Organização de projetos de incentivo ao estudo e cursinhos comunitários de preparação para concursos e vestibulares. 

ESPORTE · Retorno da obra de reforma do Módulo Esportivo · Aquisição de material de esporte para o Módulo Esportivo · Presença permanente dos funcionários do Módulo Esportivo durante o horário de expediente · Realização de atividades de apoio, difusão e incentivo ao esporte e lazer. 

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA · Mais qualificação da equipe administrativa local para que assim não percamos mais importantes projetos convênios que gerariam emprego e renda. · Suspensão da Lei que permite a Prefeitura Municipal contratar sem realização de processo seletivo ou Concurso Público. · Maior efetivo de funcionários da limpeza pública. · Retorno das diversas obras deixadas na administração anterior e que gerarão emprego e renda. 

 REIVINDICAÇÕES DIVERSAS · Um governo para todos, com respeito às opções individuais. · Reorganização dos Conselhos Municipais · Reativação do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes) · Democracia · Liberdade de expressão · Pelo fim da perseguição política.

 Movimento Acorda Janduís

Fonte: Blog do Enock Douglas

Nenhum comentário: